terça-feira, 10 de maio de 2011

EXERCICIOS OR. SUBORD. ADVERBIAIS



1. Leia a tira e responda:

a. Quantas orações possui esse período: ___________
b. Classifique esse período: _____________________
c. 1ª oração: _________________________________
___________________________________________
d. 2ª oração: _________________________________
_____________________________________________________________________________________

e. A oração “porque não quiseram cumprir com seus direitos trabalhistas” também exerce a função de:
( ) subordinada substantiva objetiva direta
( ) subordinada substantiva apositiva
( ) subordinada adverbial causal
( ) subordinada adverbial causal.

2. Leia os trechos da música:
“Se eu quiser falar com Deus
Tenho que ficar a sós,
Tenho que apagar a luz,
Tenho que calar a voz” ...

“Se eu quiser falar com Deus
Tenho que me aventurar,
Tenho que subir aos Céus,
Sem cordas pra segurar”.


a) O que o compositor quer, deseja?
_____________________________________________________________________________________

b) Quais as condições para ele conseguir o que quer?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c) Circule todas as conjunções presentes na letra da música:
d) Classifique as orações que as conjunções introduzem:
_____________________________________________________________________________________


3. Assinale a alternativa em que a segunda oração exprime condição para que se realize o que é expresso pela primeira:

( ) As reformas poderiam vir contanto que não abolissem os velhos rituais.
( ) O padre Geronimo perguntou se o professor era um crente.
( ) A igreja está voltando às suas origens se bem que tenha cortejado os poderosos.
( ) Era necessário contentarem-se com a má sorte embora não estivessem convencidos disso.

4. Leia, circule as conjunções e classifique as orações subordinadas adverbiais abaixo:

a) À medida que a notícia do incêndio se espalhava, a confusão aumentava.
_____________________________________________________________________________________


b) O diretor age conforme exigia aquela situação.
_____________________________________________________________________________________

c) Ainda que seja tão necessário ao mundo moderno, o petróleo é uma fonte de poluição.
_____________________________________________________________________________________

d) Se todos colaborarem, terminaremos o projeto antes do feriado.
_____________________________________________________________________________________

e) Como estava muito resfriado, preferiu não comparecer à reunião.
_____________________________________________________________________________________

f) Quanto mais se aproximava a hora da viagem, mais a pressa aumentava.
_____________________________________________________________________________________

g) Os alunos saíram assim que o sinal tocou.
_____________________________________________________________________________________

h) As ondas do mar eram tão altas que até a surfistas ficaram receosos.
_____________________________________________________________________________________

i) Coloquei um peso sobre as folhas, para que o vento não as levasse.
_____________________________________________________________________________________

j) Na sala de reunião, Vera se sentia mais à vontade que os outros funcionários.
_____________________________________________________________________________________

5. Leia, com atenção, os períodos abaixo:

I. Caso haja justiça social, haverá paz.
II. Embora a televisão ofereça imagens concentradas, ela não fornece uma reprodução fiel da realidade.
III. Como todas aquelas pessoas estavam concentradas, não se escutou um único ruído.

Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, as circunstâncias indicadas pelas orações destacadas:

a) tempo, concessão, comparação.
b) Tempo, causa, concessão
c) Condição, consequência, comparação
d) Condição, concessão, causa
e) Concessão, causa, conformidade

LISTA DE EXERCICIOS 121

Observe a figura e julgue os itens a seguir





a.( ) No primeiro quadrinho temos três orações e períodos compostos por subordinação.

b. ( ) No terceiro quadrinho, a fala de Calvin representa um período composto por coordenação, por se tratar de uma oração coordenada assindética.

c. ( ) A razão pela qual a mãe de Calvin não acreditou em sua história se dá pelo fato do menino gesticular bastante.

d. ( ) Nos quadrinhos 1, 2 e 4 temos períodos compostos por coordenação, porque todos possuem duas orações coordenadas.

e. No terceiro quadrinho, na fala de Calvin, temos um exemplo de frase nominal, por não possuir verbo em sua composição.

2. Leia os períodos com atenção. Julgue cada item:


( ). Na oração “Recebeu dinheiro da pensão, mas gastou tudo”, temos um exemplo de oração coordenada aditiva.

( ). Em “Ora faz frio, ora faz calor”, temos um período composto por coordenação.

( ). “Pagou a dívida, portanto não deve mais nada” – Oração Coordenada Sindética Conclusiva.
( ). “Saíram cedo e ainda não chegaram ao destino”, não há presença de conjunção.

( ). Partiram tristes, depois retornaram felizes – Período Composto por subordinação.



3. (Acadepol – ES) No período Penso, logo existo, a oração destacada é:

a. ( ) coordenada sindética conclusiva
b.( ) coordenada sindética aditiva
c.( ) coordenada sindética alternativa
d.( ) coordenada sindética adversativa
e.( ) coordenada sindética explicativa



4. (TCE – BA) Há oração coordenada adversativa na opção:

a.( ) A paisagem perdeu o encanto da frescura.
b.( ) O autor sobre quem falávamos fará uma palestra amanhã.
c.( ) Não vejo flores nesta primavera.
d.( ) Estudamos toda a matéria para o concurso.
e.( ) Vesti-me rapidamente, tomei um táxi, mas cheguei atrasado.

5. Leia a canção-poema e responda o que se pede:
CARINHOSO
(Pixinguinha e João de Barro)

Meu coração
Não sei por que
Bate feliz, quando te vê
E os meus olhos ficam sorrindo
E pelas ruas vão te seguindo
Mas mesmo assim, foges de mim
Ah! Se tu soubesses
Como sou tão carinhoso
E muito e muito que te quero
E como é sincero o meu amor
Eu sei que tu não fugirias mais de mim
Vem, vem, vem, vem
Vem sentir o calor
Dos lábios meus
À procura dos teus
Vem matar esta paixão
Que me devora o coração
E só assim então
Serei feliz, bem feliz
a. Explique a expressão: “Os meus olhos ficam sorrindo”...
____________________________________________________________________________


b. Justifique o título dessa canção-poema:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________

c. A linguagem conotativa está presente
em todo o poema. Transcreva dois trechos que comprovem essa afirmação.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________

d. Com que intenção o autor repetiu
determinados termos – muito; vem - no poema? Explique.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Se você mudasse o título desse poema,
qual seria o escolhido? Por quê?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________

LISTA DE EXERCICIO 131

Leia o texto abaixo e julgue os itens a seguir:

"DIZEM QUE É UM GALHO MAL-ASSOMBRADO!!"


A.(C) (E) O período inserido no texto possui duas orações.
B.(C) (E) Oração principal: “dizem”.
C.(C) (E) Oração subordinada substantiva objetiva direta: “que é um galho mal-assombrado”.
D.(C) (E) A subordinada é introduzida por um conectivo – a conjunção integrante que – e possui verbo no indicativo – é.
E.(C) (E) Essa mesma oração poderia ser expressa sem o conectivo e com verbo em uma das formas nominais – infinitivo, gerúndio ou particípio.


2. O texto a seguir se refere às duas questões abaixo:
“[...] Se o penhor dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço forte,
Em teu seio, ó Liberdade,
Desafia o nosso peito a própria morte!
- Mas, se ergues da justiça a clava forte,
Verás que um filho teu não foge à luta,
Nem teme, quem te adora, a própria morte, [...]”

a. As orações, “Desafia o nosso peito a própria morte” e “que um filho teu não foge à luta” classificam-se, respectivamente, como:

a) principal e subordinada substantiva subjetiva;
b) principal e subordinada substantiva objetiva indireta;
c) principal e subordinada substantiva objetiva direta;
d) subordinada substantiva subjetiva e subordinada substantiva objetiva direta.
e) subordinada substantiva completiva nominal e subordinada substantiva apositiva.

8. Quanto à letra do Hino Nacional Brasileiro, todas as alternativas estão corretas, exceto uma:

a) O trecho acima da letra do Hino Nacional Brasileiro foi extraído da primeira parte e da segunda parte deste.

b) O trecho não segue a sequência correta do Hino Nacional Brasileiro.

c) Os versos anteriores a primeira parte do trecho do Hino Nacional Brasileiro apresentado acima, corresponde a: “OUVIRAM DO IPIRANGA AS MARGENS PLÁCIDAS UM POVO HERÓICO O BRADO RETUMBANTE, E O SOL DA LIBERDADE, EM RAIOS FÚLGIDOS, BRILHOU NO CÉU DA PÁTRIA NESSE INSTANTE.”

d ) Os versos posteriores a segunda parte do trecho do Hino Nacional Brasileiro apresentado acima, corresponde a :
“TERRA ADORADA,
ENTRE OUTRAS MIL,
ÉS TU, BRASIL,
Ó PÁTRIA AMADA!
DOS FILHOS DESTE SOLO ÉS MÃE GENTIL,
PÁTRIA AMADA,
BRASIL!”

e) Os versos anteriores a primeira parte do trecho do Hino Nacional Brasileiro apresentado acima, corresponde a:

“OUVIRAM DA IPIRANGA AS MARGENS PLÁCIDA
DE UM POVO HERÓICO O BRADO RETUMBANTE,
E O SOL DA LIBERDADE, EM RAIOS FÚLGIDOS,
BRILHOU NO CÉU DA PÁTRIA NESSE INSTANTE.”


9. Classifique as orações subordinadas abaixo:
a. É sabido que os garimpeiros portam armas de fogo.
_____________________________________________________________________________________

b. O importante agora é que obtenha apoio de outras organizações ligadas ao índio.
_____________________________________________________________________________________

c. Há muito tempo venho dizendo que não entendo esse tal de povo brasileiro.
_____________________________________________________________________________________

d. Juro que amanhã eu vou bem cedo pro trabalho.
_____________________________________________________________________________________

e. Temos necessidade de que você nos auxilie.
_____________________________________________________________________________________

f. Devido ao rigoroso inverno, meu desejo é que passemos nossas férias em um lugar quente.
_____________________________________________________________________________________

g. Todos precisamos de que haja entendimento em nosso convívio.
_____________________________________________________________________________________


h. Eis a nossa vontade: que você supere os problemas.
_____________________________________________________________________________________

i. Eram favoráveis a que houvesse um debate com o grupo.
_____________________________________________________________________________________

j. É preciso que você saiba entender a vida.
_____________________________________________________________________________________

ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS

Orações Subordinadas Substantivas
São orações que exercem a mesma função que um substantivo, na estrutura sintática da frase. TODAS AS ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS SÃO INICIADAS POR CONJUNÇÃO INTEGRANTE “QUE”.
Exemplo 1:
- A menina quis que eu comprasse sorvete. (período composto)
A menina = sujeito;
Quis = verbo transitivo direto;
Que eu comprasse sorvete = Oração subordinada substantiva Objetiva direta
Portanto podemos ter oração subordinada substantiva de 6 tipos:
1. Subjetiva: ocupa a função de sujeito.
Exemplos:
- É preciso que o grupo melhore.

Verbo de Ligação (É) + predicativo (preciso) = Or. Subord. Substantiva Subjetiva

- Consta que esses homens foram presos anteriormente.

Verbo na terceira pessoa na oração principal

- Foi confirmado que o exame deu positivo.
- Confirmou-se que o exame deu positivo.
Voz passiva analítica ou sintética

2. Predicativa: ocupa a função do predicativo do sujeito.
Exemplos:
- A dúvida é se você virá.
Sujeito + Verbo de Ligação
- A verdade é que você não virá.
Sujeito + Verbo de Ligação

3. Objetiva Direta: ocupa a função do objeto direto. Completa o sentido de um Verbo Transitivo Direto.
Exemplos:
- Nós queremos que você fique.
Sujeito + Verbo Transitivo Direto
- Os alunos pediram que a prova fosse adiada.
Sujeito + Verbo Transitivo Direto

4. Objetiva Indireta: ocupa a função do objeto indireto.
Exemplos:
- As crianças gostam (de) que esteja tudo tranqüilo.
Sujeito + Verbo Transitivo Indireto
- A mulher precisa de que alguém a ajude.
Sujeito + Verbo Transitivo Indireto

5. Completiva Nominal: ocupa a função de um complemento nominal.
Exemplos:
- Tenho vontade de que aconteça algo inesperado.
Sujeito + nome
- Toda criança tem necessidade de que alguém a ame.
Sujeito + nome

6. Apositiva: ocupa a função de um aposto.
Exemplos:
- Toda a família tem o mesmo objetivo: que eu passe no vestibular.
Geralmente vem precedida de dois pontos.